A gestão de requisitos é fundamental para uma boa gestão de projetos. Os requisitos representam as necessidades e anseios do patrocinador e das demais partes interessadas que estão envolvidas com o projeto. O primeiro passo que precisamos seguir é o levantamento dos requisitos.
Para um levantamento adequado dos requisitos de um projeto, precisamos entender quais as necessidades e anseios das partes interessadas envolvidas no projeto. Eu gosto bastante de fazer esse levantamento em conversas informais, mais descontraídas, para que não se torne um fardo para os envolvidos.
Após esse levantamento, devemos compilar esses requisitos. Esta fase é muito importante, pois sem ela não é possível fazermos a gestão dos mesmos posteriormente. É interessante que isso seja feito de forma a facilitar o trabalho de gestão, para que não percamos tempo, então eu recomendo fazer isso em uma planilha. Segue abaixo um exemplo do que eu gosto de mapear:
- Requisito: qual o requisito está sendo mapeado?
- Descrição do requisito: descrição detalhada do que está comtemplado neste requisito;
- Demandante: quem solicitou este requisito;
- Data: data da solicitação do requisito;
- Justificativa: por qual motivo devemos atender este requisito?
- Status: qual o status do atendimento do requisito?
Estas informações são as mais importantes quando falamos sobre gestão de requisitos em gerenciamento de projetos. Obviamente, podemos ter muitas outras informações compondo essa gestão, dependendo da maturidade de cada projeto e de cada organização.
Mais importante do que as informações utilizadas para a gestão dos requisitos, é efetivamente realizarmos a gestão dos mesmos. Os requisitos devem ser acompanhados de perto pelo gerente de projetos, sendo constantemente comunicados as partes interessadas, especialmente aquela que solicitou o atendimento dele.
Qualquer alteração nos requisitos deve ser comunicada ao patrocinador e as partes interessadas envolvidas para que tenhamos transparência na gestão de projetos. Alinhamento correto das expectativas é fundamental nesta disciplina.