Artigos O Que NÃO é transformação digital?

/ O Que NÃO é transformação digital?

Acompanhar a transformação tecnológica é desafiador e sobrecarrega muitas empresas, especialmente os departamentos de TI. Os motivos para os altos investimentos em tecnologia frequentemente não são claros para a alta gestão e, consequentemente, ainda menos claros para os colaboradores com menor envolvimento nas decisões estratégicas.

Por Tamires Fernanda Martines

Não é uma simples tarefa acompanhar a transformação tecnológica que tem sobrecarregados a maior parte das empresas e gerado grandes demandas e adaptações das áreas, principalmente para os departamentos de TI. Porém os motivos que levam a estes altos investimentos, na maioria das vezes, não são claros mesmo para os cargos de alta gestão e consequentemente se tornam menos claros para os demais colaboradores que possuem menor envolvimento nas definições estratégicas.

É muito comum a desconexão entre teoria e prática quando falamos em transformação digital, desde que acompanho e estudo sobre este tema e sobre os movimentos de transformação digital nas empresas essa conclusão tem sido cada vez mais evidente.

Mas então o que não é transformação digital e porque este conceito parece não estar tão alinhado com a prática como gostaríamos que estivesse?

Não quero parecer simplista aqui, até mesmo porque transformações nunca são fáceis, porém elas sempre fizeram parte da vida humana, e estão intimamente ligadas ao conceito de sobrevivência. Nós transformamos o mundo e nós somos transformados por ele (até aqui parece só filosofia). Mas o que quero dizer com isso é que mudamos constantemente nossos hábitos e isso muda também a forma como consumimos, nos alimentamos, nos divertimos, etc..

Transformação digital não é digitalização, não é melhoria de processos, não é a adoção de uma ferramenta tecnológica, não é olhar para cada um destes temas isoladamente, tudo isso gera uma grande sobrecarga, faz rapidamente com que as empresas e os colaboradores percam o foco e a motivação para mudança.

Observar o presente e prever o futuro, as novas formas de consumo, os novos hábitos das pessoas, exige a quebra de muitos paradigmas e executar uma transformação para atender as expectativas dos clientes e permanecer relevante, exige também uma grande estratégia, e é esta é que deve nortear os investimentos em novas tecnologias, as mudanças de fluxos de processos e inovações nas empresas.

A CONEXÃO entre TECNOLOGIA, PESSOAS e PROCESSOS é o grande pacote que faz com que a transformação digital aconteça é que ajuda a garantir a sobrevivência dos negócios.

/ Leia também