Cases Bertolini

/ Gestão do sistema de armazenagem para Centro de Distribuição de moda

Organização, otimização de recursos e gestão de complexidade são peças fundamentais para que grandes empreendimentos possam ser entregues com excelência.

/ O desafio

Organizar a gestão do projeto, desde a concepção do conceito da solução até a entrega das peças prontas para montagem dentro do Centro de Distribuição, passando pelo desenvolvimento do produto e do processo a serem utilizados, fabricação de protótipos para validação, aprovação do cliente e dos parceiros envolvidos e fabricação das peças. Todo este movimento precisava ser coordenado com equipes multidisciplinares, alocadas em diversas localidades no Brasil, Áustria, Portugal e México, com culturas, idiomas e fusos-horários diferentes, em um ambiente desafiador de cronograma apertado e diversos fornecedores envolvidos simultaneamente.

/ A solução

Realizamos um diagnóstico para entendermos a situação do projeto, o modelo de contrato assinado e as particularidades envolvidas no contexto em que estávamos sendo inseridos. Optamos pela utilização de metodologia híbrida, unindo o melhor das duas abordagens. A metodologia tradicional foi usada para controle de escopo, cronograma e status report para a gestão interna, do cliente e dos parceiros. A metodologia ágil foi usada para a gestão das rotinas diárias com a equipe interna do projeto e com líderes de outras frentes do projeto, que estavam sendo conduzidas com parceiros, para garantirmos a alinhamento e controlarmos a complexidade envolvida.

/ O resultado

Com o projeto organizado e os rituais bem estabelecidos, trazendo transparência e previsibilidade para os envolvidos, foi possível aumentarmos a confiança do cliente e dos parceiros quanto as entregas, aos prazos e a qualidade que estavam acordados. O aumento de confiança reduziu interrupções realizadas pelo cliente e pelos parceiros, permitindo que o time interno pudesse trabalhar focado nas atividades planejadas para aquele momento, sem distrações. Isto possibilitou uma aceleração do cronograma previsto pela equipe interna, tornando possível o atendimento dos prazos acordados em contrato com clientes e parceiros. Estes fatores resultaram em uma ampliação do escopo planejado inicialmente, estreitando o relacionamento com cliente e parceiros, e ampliando as entregas do cliente para este projeto.