Cases Soprano

/ Gestão da unificação de empresas e sistemas da Soprano

Ganhos tributários, de arquitetura de dados, sistemas e segurança da informação para permitir que a organização seja mais eficiente, produtiva e rentável. 

/ O desafio

Realizar a unificação jurídica, contábil e fiscal de diversas empresas separadas, que operavam de forma diferente, enquanto era realizada a unificação de todo o ecossistema de TI, para comportar a nova operação. O grande desafio neste caso, além da complexidade da gestão por si só, foi provisionar datas que dependiam de alguns órgãos públicos, aos quais não tínhamos controle sobre, enquanto o time todo estava trabalhando na migração de TI. 

/ A solução

O projeto já estava em andamento quando fomos acionados, com alguns problemas de desempenho e diversos riscos começando a aparecer. Realizamos o entendimento de todo o cenário ao qual o projeto estava envolto e, a partir daí, foi possível realizarmos o sequenciamento das atividades entre os órgãos públicos, fornecedores, parceiros e time interno, definindo papéis e responsabilidades para cada um dos envolvidos. Neste ponto, uma gestão de partes interessadas detalhada foi fundamental para que os objetivos do projeto fossem atingidos. 

/ O resultado

Com os papéis e responsabilidades bem definidos, as atividades sequenciadas, e os riscos controlados, foi muito mais tranquilo realizar a gestão do projeto. A complexidade foi substituída por trabalho focado, com cada membro da equipe realizando as atividades previstas. Neste formato, foi possível unificarmos 8 CNPJs (em 3 estados diferentes), 2 bancos de dados, o TOTVS Datasul e mais 21 sistemas satélites duplicados. Além do importantissimo ganho tributário, com direito a uso de créditos de impostos mais favoráveis, tivemos ganhos significativos de performance de sistemas (entre 2 e 24 vezes mais rápidos para o processamento de rotinas complexas), ganhos de compliance (ecossistema de TI atualizado), ganhos de segurança (sistemas integrados com o Microsoft AD) e ganhos de gestão, pois todo o histórico de dados ficou na mesma base do PowerBI, permitindo análises mais precisas.